sexta-feira, março 23, 2012

Como copiar o disco facilmente

Instalar um disco rígido novo é uma coisa relativamente simples, basta ter um pouco de jeito com uma chave de parafusos e trocar o antigo pelo novo.
Agora se o disco antigo tem o sistema operativo, todo o seu software e ficheiros, a coisa complica-se porque vai ter que voltar a instalar tudo à mão a partir dos discos de instalação ou descarregando o software da Internet.
Existe uma alternativa: clonar o disco antigo e depois repor toda a informação.
Como o nome indica, clonar um disco é fazer uma cópia exacta de um disco para outro. É muito diferente de fazer um backup tradicional porque quando se faz um backup está-se a copiar os ficheiros e programas que tem instalados, o que depois, no caso de trocar de disco, o obriga normalmente a particionar o disco, formatá-lo, instalar o sistema e depois repõe o backup.
Se tiver uma imagem do disco basta repô-la e tudo o que foi descrito anteriormente é feito num único passo. Isto porque estas imagens de disco contêm toda a informação que está gravada até ao último bit, o que inclui a informação da organização das partições, o sistema, todos os programas e ficheiros. Tudo isto num único ficheiro.
Este sistema de cópia só funciona se o disco de destino for de capacidade igual ou superior ao disco de origem ou se a quantidade de informação a passar caiba no disco de destino.
Muitos dos programas de clonagem também oferecem a hipótese de cópia directa de uma disco para outro sem se criar um ficheiro de imagem.
Os programas de clonagem permitem fazer a imagem do disco de origem para vários tipos de suportes desde outros discos até CDs ou DVDs.

Ler o artigo completo.

Existem na Internet várias ferramentas gratuitas para fazer isto que funcionam todas mais ou menos da mesma forma.

Sem comentários: