Programas gratuitos (freeware)
Houve tempos em que se arranjavam na Internet imensos programas gratuitos. Essa época acabou, em parte, e hoje em dia toda a gente nos quer vender alguma coisa. Perdeu-se a aura romântica da partilha de programas, mas ainda há algumas coisas muito úteis, é preciso é saber onde estão.
A revista Computer Shopper apresenta-nos uma lista de 50 programas completamente gratuitos (freeware) agrupados por categorias. É possível encontrar programas nas seguintes categorias:novidades, artes e entretenimento, utilitários, produtividade pessoal e favoritos.
Também o sítio Tech Support Alert indica-nos vários programas utilitários completamente gratuitos. É possível subscrevermos um serviço de mensagens (newsletter) para nos irmos mantendo informados sobre as novidades. Apresenta-nos sítios de apoio gratuitos, e outros pagos, bem como sítios com recursos técnicos.
Se o nosso interesse for mais específico, por exemplo, jogos de xadrez, então o sítio Freeware Home fornece-nos uma lista de vários jogos gratuitos para exercitarmos os nossos conhecimentos sobre xadrez. De referir que este sítio não se esgota nos jogos de xadrez, conforme se pode ver aqui.
E se quisermos arranjar programas gratuitos para criar ficheiros PDF? Existe o Adobe Acrobat Reader, mas é pago e apresenta funcionalidades que não interessam a um simples utilizador. No entanto, é muito útil podermos criar ficheiros PDF, que se tornam fáceis de colocar na Internet, porque reproduzem o documento original e são facilmente lidos por qualquer pessoa, bastando para o efeito ter um programa que leia ficheiros PDF. Assim para criar ficheiros PDF podemos consultar os seguintes sítios:
- PDF4Free
- Primo PDF
Para ler ficheiros PDF podemos usar:
- Adobe Acrobat Reader
- Expert PDF Reader
- FoxiIt PDF Reader
Se quisermos ter acesso a livros clássicos em formato PDF podemos encontrar no sítio Planet PDF.
Todos os sítios anteriores são em língua inglesa.
Em português é possível encontrar no sítio da Porto Editora, mais concretamente, no Educare, alguns títulos da literatura clássica portuguesa, aqui. Devido ao modo como o sítio está construído devemos usar apenas o Internet Explorer e não o Firefox.
Sem comentários:
Enviar um comentário