Outros programas para navegar na Internet, sem ser o Internet Explorer
Nos dias que correm quando usamos a Internet para navegar fazemo-lo, quase de certeza, com o Internet Explorer (IE) da Microsoft, porque já o temos instalado no computador (vem com o Windows) e porque não conhecemos outras alternativas. Mas há alternativas e com vantagens face ao IE. Após a leitura deste artigo espero que experimentem as alternativas e mudem de browser quando navegarem na Internet.
O IE apresenta alguns problemas de segurança. Quem já não lhe aconteceu estar a navegar e abrirem-se múltiplas janelas de publicidade? E quando abrimos o IE e nos surge uma página de entrada (home page) que não fomos nós que a seleccionamos? Estas são algumas das pragas visíveis, mas há outras, talvez mais perigosas, que não são visíveis e que nos podem afectar de uma maneira mais profunda. O IE é perigoso porque nos sujeita a estas ameaças sem nós sabermos, permitindo que sejam instalados programas no nosso computador, sem o nosso consentimento.
O IE já tem alguns anos e ultimamente a Microsoft pouco investiu no seu aperfeiçoamento porque domina por completo o mercado, quase sem concorrência. Também é verdade que nos últimos tempos cresceu de uma forma assustadora a circulação na Internet de ameaças. Algumas destas ameaças surgem e mantêm-se na Internet porque muitos utilizadores não usam correctamente os antivírus (ou não os actualizam), nem actualizam o Windows o que diminui as defesas e “alimenta” o círculo vicioso da contaminação.
Assim, para quem queira considerar as alternativas, posso apresentar duas opções para substituir o IE. Mas ainda há outras. Se usarem os programas que proponho não necessitam de excluir por completo o IE. Na realidade o IE continua no nosso computador mas quase podemos deixar de o usar. Estas duas opções são completamente gratuitas e apresentam interfaces em português. Podemos fazer coexistir as três versões de browser no nosso computador sem problemas.
A primeira opção, é um programa que usa o IE, mas dá-lhe um novo alento de utilização, permitindo uma navegação mais rica e fácil de usar. Chama-se MAXTHON e é um browser que utiliza o próprio IE mas que tem princípios de utilização novos. Não interessa aqui salientar todas as suas características mas não posso deixar de salientar algumas: navegação por abas, ou seja, na mesma janela do programa podemos consultar vários sites; possibilidade de apagar os vestígios de navegação, ou apens alguns deles como cookies, histórico, ou ficheiros temporários; pesquisar directamente no Google e noutros sites de pesquisa; possibilidade de guardar as animações Flash, como se de imagens se tratassem; bloqueio de janelas popup; bloqueio de anúncios; possibilidade de usar zoom nas páginas; utilização de serviços de tradução de páginas e muito mais.
A segunda opção é um corte mais radical com o IE, ou seja, se pudéssemos podíamos retirar o IE do nosso computador (o que sendo possível não é fácil), pois o FIREFOX é um browser completamente alternativo. Apresenta argumentos de segurança mais fortes que o IE, nomeadamente não autorizando a instalação de componentes (active X) sem nossa autorização, bloqueio de janelas popup, o que significa um combate eficaz ao spyware e adware, ou seja, a programas que recolhem informação sobre os nossos hábitos de utilização da Internet ou que nos bombardeiam com publicidade. Também com o Firefox podemos usar navegação por alas, pesquisas directas no Google e noutros sites, melhor gestão de favoritos e utilização de skins (aspecto e cores diferentes).
Em futuros artigos poderemos adiantar mais aspectos de utilização destes programas. Para já convém saber onde podemos descarregar estes programas:
Maxthon – http://www.maxthon.com
Firefox – http://www.mozilla.org/firefox/
Artigo publicado no jornal da
Escola Secundária da Ramada
em Março de 2005
Sem comentários:
Enviar um comentário